Fiocruz lança novo banco de imagens, com mais de mil fotos e ilustrações

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz) lançou nesta segunda-feira, 15/12, um banco de imagens com acervo diversificado e organizado em diferentes galerias – o Fiocruz Imagens. As imagens, que podem ser obtidas a partir do cadastramento no próprio site do banco, atendem às áreas de pesquisa, ensino e comunicação em saúde, mas também outras áreas de conhecimento, e servem para reforçar o acesso livre à informação – política preconizada pela Fiocruz.

Fiocruz Imagens

Fiocruz Imagens

O banco de dados atende não só a um desejo de toda a comunidade Fiocruz, mas também de profissionais de outras instituições e empresas, em especial da área de comunicação, que necessitam de imagens de qualidade para as matérias que têm por base pesquisas da Fundação.

O acesso é gratuito e, no site, é possível encontrar imagens divididas em galerias temáticas de arte, ensino, ilustrações, meio ambiente, pesquisa, pessoas, saúde e tecnologia. Para baixá-las, o usuário deverá cadastrar o seu e-mail, aceitando os termos de uso do site e o licenciamento das imagens, que não poderão ser usadas para fins comerciais. Não é necessário nenhum pagamento e o download é ilimitado.

O Fiocruz Imagens, além de manter imagens em formato bitmap, também têm ilustrações vetoriais e vários formatos de vídeos. Seu sistema de busca recupera a informação encapsulada na imagem, além dos metadados como palavras-chaves e descrição da imagem. O sistema também realiza busca por cores, datas e galerias, e tipo de mídias. Além disso, ao acessar às imagens, é possível visualizar o tamanho em pixels e em megabytes. Outro recurso disponível aos usuários que estão cadastrados é o campo “Favoritas”, que permite ao usuário criar listas de suas imagens preferidas.

Conheça o Fiocruz Imagens

Comentários

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.