Facebook contribui com o aquecimento global?

Um fato curioso foi levantado pela Facebook’s Carbon & Energy Impact, segundo os dados publicados usar a rede social emite 3,5 kg de CO2 por ano. Confira o relatório Facebook’s Carbon & Energy Impact na íntegra, em inglês.

Usar a rede social emite 3,5 kg de CO2 por ano

Usar a rede social emite 3,5 kg de CO2 por ano

Se você tem um perfil na rede social de Mark Zuckerberg, pode colocar na sua conta: você emite cerca de 3,5 kg de CO2e por ano na atmosfera, apenas por compartilhar notícias, mandar mensagens e postar fotos no Facebook. Para ter uma ideia, com essa quantidade de emissões é possível produzir três ou quatro bananas, ou uma xicara de café com leite, ou ainda algumas taças de vinho.

Achou pouco? O fato é que a pegada de carbono dos usuários dessa rede social está crescendo, como aponta o relatório Facebook’s Carbon & Energy Impact, divulgado pela própria empresa. Em 2012, cada facebooker emitiu 294 gramas de CO2e por mês. Já no ano anterior, foram 249 gramas, ou seja, cerca de 15% menos.

O Facebook atribui o aumento das emissões à popularização da rede social. Mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo utilizam a plataforma atualmente – em 2011, eram 950 milhões de internautas – e o número só cresce, todos os dias. Para atender satisfatoriamente todos os usuários, a empresa precisa expandir sua infraestrutura e, segundo ela, é cada vez mais desafiador fazer isso sem prejudicar o meio ambiente.

Em 2012, a pegada total de carbono do Facebook – levando em conta fatores como o funcionamento dos centros de dados e dos escritórios e as viagens e o transporte dos funcionários da companhia– foi de 384 mil toneladas de CO2e, contra 275 mil toneladas em 2011. A matriz energética da empresa também ficou mais suja: 34% da eletricidade que utilizou veio da queima de carvão (antes era 27%) e o segundo lugar do ranking – que costumava ser das energias limpas, como eólica e solar – ficou com a energia nuclear.

Na conclusão do relatório, o Facebook se comprometeu a apostar em recursos mais eficientes para diminuir sua pegada de carbono – e, consequentemente, a de cada usuário da rede social. Enquanto isso não acontece, você está disposto a abrir mão do seu perfil na plataforma ou acha todos esses cálculos um exagero?

Fonte: Super Interessante
Foto: wynnie/Creative Commons

 

Comentários

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.