Facebook Brasil desmente boato sobre o serviço passar a ser pago

A conversa é antiga e acontece em todas as redes sociais. Algum dia, sempre alguém dirá que será cobrada. Na verdade, lhes digo que o Facebook não é gratuíto, você paga para usá-lo. Você paga fornecendo seus dados pessoais, seus gostos, suas preferências, os locais que você frequenta, informações de quem são seus amigos, etc etc. Essas informações , depois são vendidas para patrocinadores do Facebook, assim, eles podem exibir anúncios direcionados para você.

As informações são hoje em dia a moeda de troca, e portanto, você já paga um preço muito alto para usar o Facebook. O boato porém, é de que você passaria a pagar um valor financeiro se não colasse uma certa mensagem em seu mural, ou seja, uma corrente sem cabimento…. Mas, como estamos no país que quando dizem que a Bolsa Família vai acabar todo mundo cria um auê antes mesmo de procurar as informações oficiais, assim foi com o Facebook Brasil que se antecipou em publicar uma declaração de que NÃO SERÁ PAGO!

Facebook Brasil desmente boato que o facebook sera pago

Facebook Brasil desmente boato que o facebook sera pago

Não, o Facebook não será pago. Repassem. A despeito do que tem aparecido em posts de seus amigos nos últimos dias, a rede social disse  que não tem a menor intenção de cobrar os usuários pelo uso da ferramenta.

Essa não é a primeira vez que um alerta contra essa ‘ameaça’ à gratuidade da rede se multiplica pelo Facebook. Volta e meia elas aparecem, repetindo a mesma ladainha, mas com um texto diferente. Como um vírus que se torna mais complexo a cada estação, esses hoaxs (nome que se dá aos boatos que se espalham pela web) são cada vez mais elaborados e fazem as correntes de e-mail parecerem brincadeira de criança.

Tem gente que acredita, mas o último deles, que tem aparecido em perfis de amigos desde o fim de semana, é de uma criatividade ímpar. Diz lá que o aviso já foi repetido em diferentes programas de TV, rádios e até durante um show da banda Calypso: o Facebook cobrará uma taxa de US$ 5,99 por semana caso o texto não fosse colado e postado pelos usuários. Se o procedimento, que inclui um printscreen da tela ‘colado e registrado em arquivo word no seu computador’, for seguido corretamente, o acesso permanecerá gratuito, como num passe de mágica.

A pérola fala ainda de ‘fiscais do Face’ que farão ‘uma busca seletiva avançada’ em busca do aviso postado em murais rede social afora. E, se o incauto não tiver repassado a mensagem à frente, terá seu nome incluído na lista de inadimplentes dos órgãos ‘SCP – CPT – SERAZA – OLGIZ – BANK CITY – BOBONIS E TROLINS‘. Nenhum deles existe, obviamente.

Esse tipo de boato tem se espalhado tanto na rede que, em maio, o próprio Facebook veio a público esclarecer e negar que pretenda cobrar pelo acesso dos usuários. No mais, ainda vale o que está escrito na tela de login do site: ‘é gratuito e sempre será’.

Comentários

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano – Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.