Estratégias de Social Media Marketing em empresas Business to Business (B2B)

Com o passar do tempo, a gente percebe a dificuldade de se implementar estratégias eficazes através das redes sociais, focadas nas empresas Business to Business (B2B). Empresas deste formato, possuem certa dificuldade para perceber os efeitos e benefícios das mídias sociais em sua estratégia de marketing. Isso se dá,  principalmente porque o seu mercado é menor e mais vertical do que as empresas do formato Business to Consumer (B2C). As empresas precisam entender que o marketing digital social, vai além de atualizações esporádicas no Facebook ou Instagram, eles precisam ser enxergados como fundamental na ajuda a fechar novas vendas.

A mídia social é uma força onipresente na sociedade contemporânea , e sua influência só está crescendo . B2B não está isolada deste movimento , principalmente porque cada vez mais os orçamentos de marketing digital estão ganhando espaço nas empresas. E claro que você não quer ser deixado para trás , certo? Então o melhor é você sair na frente deles!

Um bom lugar para começar é desenvolvendo um plano de marketing de mídia social bem pensado. Uma maneira de se aproximar de sua estratégia social é incorporar elementos do plano de marketing tradicionais em seu plano de mídia social B2B.

1 . Definir bem os objetivos

Assim como todo trabalho, para você ter sucesso na empreitada, é fundamental que você defina bem os objetivos.  Se você sair para a execução do seu projeto com seus objetivos em abertos, você estará fadado ao fracasso. As primeiras perguntas que você deve fazer são : O que você faz diferente do seu concorrente? O que você espera alcançar com seus esforços de marketing de mídia social? Você quer crescer sua reputação e consciência entre os potenciais compradores? Você quer se tornar referência no seu mercado? Você espera para melhorar suas estratégias de marketing de entrada e pista? Você quer crescer e nutrir seu relacionamento com os clientes atuais ? Você quer ser visto como um líder de pensamento ? Planejar e definir o que você deseja alcançar, irá ajudá-lo continuamente determinar se você está no caminho certo. Para cada fase avançada, confira se os resultados estão batendo, caso contrário, você estará desperdiçando energia e dinheiro.

2 . Avaliar a sua situação

Existem diversas ferramentas que auxiliam da decisão de estratégias, um dos principais é a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats)  ou análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).  Esta ferramenta é fundamental para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente),  e se você dominá-la para a gestão e planejamento estratégico de uma corporação, pode sair na frente dos concorrentes e se posicionar fortemente no mercado.

Verifique quais são os seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e principalmente, quais são suas ameaças. Conhecendo estes pontos, você pode desenvolver ações de marketing de mídia social fortes que levem o seu negócio na direção certa entre os canais sociais . Você precisa analisar e avaliar além do óbvio. Você precisa treinar seu olhar para respostas de curto, médio e longo prazo.

3 . Analisar o seu mercado

Como uma empresa B2B, você provavelmente já conhece o seu mercado e os clientes muito bem. Use essas informações para identificar onde eles caem no espectro social. Pense sobre o tipo de tempo (e quando) eles gastam on-line e onde eles são mais susceptíveis de serem expostos a sua mensagem de marketing .

Social Media é uma ótima maneira de coletar dados ou construir um público para seu produto próximo ou estabelecida , marca ou serviço. Você pode integrar os resultados das pesquisas de mídia sociais em suas análises para obter uma imagem melhor de como o seu público está percebendo -lhe o produto , serviço ou empresa. Você também pode monitorar as conversas sobre sua marca, ou a indústria como um todo. Você pode usar esses dados para fazer o seu negócio para a estratégia de marketing da empresa ainda mais eficaz.

4 . Torne-se um influenciador

A mídia social oferece a oportunidade de manter o seu negócio relevantes para os potenciais clientes , definir sua identidade de marca e posicionar o seu negócio como um influenciador e líder de pensamento em sua indústria.

Fique em cima da indústria de produção de conteúdo valioso que irá ressoar com o seu público e colegas. Pense em seus canais de mídia social como um pedestal para a liderança. Conduzir o rebanho com o conteúdo que é envolvente e que importa para o seu público-alvo.

5 . Elaborar um plano de implementação

As outras etapas são importantes, mas este é crucial. Afinal, sem implementação , não há nenhuma mídia social marketing sucesso porque não há nenhuma mídia social , certo?

Há duas coisas importantes a considerar ao desenvolver sua estratégia de implementação :

O que – Desenvolver um plano de conteúdo de qualidade que oferece uma mensagem clara é fundamental. Saiba o que você vai dizer e como você vai estar dizendo isso. Tenha em mente que a mídia social é uma ferramenta de conversa que pode levar a um relacionamento com um potencial comprador. O que você está querendo discutir ou compartilhar com seus potenciais compradores ? Não tenha salesy . Integrar liderança de pensamento , notícias do setor e outros fatores de conversação em suas mensagens de mídia social.
Onde – Que canais de mídia social fazer seus compradores potenciais e atuais freqüente? Vá lá. Lembre-se que seus compradores não são uma entidade em algum lugar misterioso existente em seu funil de marketing. Eles são pessoas , e um monte de pessoas estão no Facebook , Twitter, Google+ e outros canais sociais nos dias de hoje . Ter uma presença forte e consistente nestes locais podem ajudá-lo a se conectar com as pessoas .

LinkedIn é uma mídia social, particularmente importante para as empresas B2B. Porque LinkedIn é orientada para o negócio, é preenchida com um público pré-qualificados . De acordo com um artigo recente sobre Forbes “, o LinkedIn deve ser o foco de qualquer B2B campanha de marketing social, porque o tráfego que vem via LinkedIn é muito mais do que o tráfego altamente qualificado, que vem do Twitter ou Facebook. ”

Isso não significa que você deve abandonar outros canais , isso significa apenas que o LinkedIn já é negócio de espírito e é provável que você encontrar um volume maior de indivíduos dentro do seu nicho de rede com . O artigo continua a dizer LinkedIn supera outros canais de conversão de chumbo . “A pesquisa mostra HubSpot tráfego LinkedIn tem uma vantagem de três vezes sobre Facebook e Twitter na conversão de leads B2B . Considerando que um em cada 100 pessoas que visitam um site do Facebook ou Twitter converte em uma liderança qualificada , três de 100 de LinkedIn tornou leads qualificados. ”

A moral da história é que, se você é novo no marketing de mídia social , e você tem uma empresa B2B , o LinkedIn é um excelente lugar para começar.

6 . Avaliar com métricas úteis

Que bom é qualquer plano, se você não pode medir os resultados? Com boas análises , você deve ser capaz de determinar o sucesso do plano de marketing de mídia social é . De lá , você pode decidir o que muda você quer fazer para melhorar continuamente seus resultados. Descobrir o que funciona para seus compradores e que não funciona. Em seguida , fazer mais do que está funcionando .

Plataformas de mídia social como o Hootsuite e Tweetdeck oferecer análises criteriosas para ajudá-lo a acompanhar o que está funcionando eo que não é. Yu será capaz de acompanhar os níveis de engajamento para as mensagens específicas e deter o que está em ressonância com o seu público.

Todas as estratégias de mídia social deve ser considerada a longo prazo , como a conscientização e engajamento da marca leva tempo , porque se baseia em relações e confiança. Não espere resultados imediatos , em vez disso assistir a sucessos medidos , atrasos e tendências. Consistência é a chave .

Preste especial atenção às duas métricas principais: quantidade (a quantidade de gostos, seguidores , etc) e de qualidade (a quantidade de engajamento via comentários, retweets , ações, eo mais importante de vendas , etc ) Estes irão ajudar a apontar o caminho para uma bem-sucedida B2B plano de marketing de mídia social.

Como implementar estratégias de Social Media Marketing em empresas Business to Business (B2B)

Como implementar estratégias de Social Media Marketing em empresas Business to Business (B2B)

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Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedor, ambos pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.