Saiba tudo sobre Reputação Online e como administrar com sucesso

Na era da cultura digital, em que produtos são commodities e as pessoas estão imersas em um mundo cada vez mais virtualizado, manter a aproximação com seus clientes através da sua marca é um ativo capaz de gerar diferenciação e valor para as empresas.

Uma empresa que não tem as estratégias bem definidas, com metas e objetivos claros, que possam ser mensurados, estão se arriscando em um jogo cada vez mais perigoso.  Hoje em dia todos querem falar e serem ouvidos, não existe mais o canal como era antigamente onde os consumidores apenas recebiam as informações.

Hoje, os consumidores são também formadores de opinião, e sua empresa precisa estar aberta para isso, sua empresa precisa entrar no jogo.

Reputação Online

Reputação Online

Com a velocidade da informação atual, um comentário negativo sobre a sua empresa, um tweet nervoso de um usuário insatisfeito ou uma review polêmica podem colocar em risco a imagem de sua marca!

Abaixo alguns conselhos de como manter sua reputação online intocável.

Boca a Boca Digital vs. Analógico

A internet potencializou a capacidade de difundir a nossa marca e de ampliar os nossos mercados como nunca antes. No entanto, ela também carrega o risco de que perdamos o controle da nossa reputação online. O antigo boca a boca de que falavam os gerentes anteriores tem aumentado exponencialmente devido ao poder viralizador dos distintos meios de comunicação online.

Conselhos Úteis para Administrar a sua Reputação Online

A gestão da sua reputação online envolve o monitoramento e a resolução de conflitos relacionados com a experiência de nossos clientes com o nosso produto ou serviço e seu impacto na imagem da marca. O feedback negativo pode representar um problema, mas também uma oportunidade para descobrir quais coisas temos que melhorar. Anote as dicas a seguir!

Aplique o Inbound Marketing

A reputação online envolve todos os canais de comunicação e conteúdos online pelos quais nos relacionamos com nossos atuais e potenciais clientes: Blog, Redes Sociais, Reviews, E-mail Marketing, Vídeos, Imagens e Landing Pages. Desenvolvendo uma estratégia de Inbound Marketing você vai garantir ao seu alvo um conteúdo relevante e adaptado ao seus interesses. Além disso, você estará gerando valor para eles.

Consolide a sua Presença nas Redes Sociais

Uma presença forte e ativa nas redes sociais permitirá compartilhar o lado mais humano de sua marca e monitorar a sua reputação online a partir dos comentários e publicações de seus fãs e seguidores. E isso não é tudo! Conhecer as distintas classes de seguidores ou fãs de sua marca nas redes sociais, permitirá que você adapte a sua estratégia à sua necessidade.

Monitore a sua Reputação Online

Mantenha-se em alerta para saber o que se está falando sobre sua marca ou produto. Existem muitas ferramentas que podem te ajudar. Para começar, eu recomendo a utilização de Google Alerts, Twitter Search e Social Mention.

Solucione os Conflitos

No momento de se resolver situações conflitivas a chave está em não desesperar-se nem entrar em um terreno perigoso ao responder algumas provocações:

Escute: agradeça o comentário, reclamação ou opinião e não deixe de pedir desculpas pelos inconvenientes ocasionados.

Simpatize: envie uma mensagem em forma privada. Proponha um trato igual ou até melhor que a reinvidicação do cliente.

Minimize o impacto: procure reconstruir o vínculo com tal cliente, buscando uma reconciliação com a sua marca e realizando um seguimento de sua experiência posterior ao conflito. Existem muitas formas de fidelizar os seus clientes.

Não espere até que seja tarde demais. Comece agora mesmo a proteger a sua reputação online! Você já o está fazendo? Como o está fazendo? Você tem um Blog, você faz E-mail Marketing? Como tem sido a sua experiência até agora? Compartilhe conosco as suas experiências e sugestões e caso queira uma empresa para cuidar da sua reputação online, estamos a disposição.

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Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Em meu blog, escrevo sobre Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.