Entenda as diferenças entre Plebiscito x Referendo

Atualmente este tema voltou a tona e muitos nem sabem o que significa um e o outro, ou qual a diferença entre eles.

Esse tema voltou a tona porque estamos passando por um delicado momento político. Essa crise política desencadeada pela corrupção, descaso (com os setores da educação, saúde, segurança e transporte) e desperdício dos recursos públicos com pão e circo fez com o que os brasileiros fossem as ruas reivindicar pelos seus direitos.

Entre as reivindicações está a tão sonhada REFORMA POLÍTICA! A presidente Dilma, após “ouvir as vozes das ruas”, está decidindo criar um plebiscito para saber o que a população quer.

O governo apresentou nesta terça-feira (2) ao Congresso as sugestões de temas para a formulação do plebiscito sobre a reforma política. São elas: a forma de financiamento das campanhas, do sistema eleitoral, a possibilidade do fim da suplência de senador, a manutenção das coligações partidárias e o fim do voto secreto nas votações do Congresso.

Esse tal Plebiscito poderá custar R$ 500 milhões aos cofres públicos.  O Executivo sugeriu como possíveis datas os feriados de 7 de Setembro ou 15 de novembro, mas ainda há a opção de realizar a consulta com as eleições presidenciais do ano que vem

Ok, mas porque plebiscito e não referendo? Qual a diferença entre Plebiscito x Referendo?

Entenda a diferença entre Plebiscito x Referendo

Entenda a diferença entre Plebiscito x Referendo

Não seja otário. Atenção para a maracutaia!

Para quem não sabe ou não tem acompanhado os debates sobre o assunto:

No PLEBISCITO …

… você responde a algumas poucas perguntas elaboradas pelo governo, mas não sabe o que será decidido pelo Congresso mais tarde.

Eles farão a lei do modo que quiserem. Portanto, plebiscito é golpe dos políticos. É como se eles pedissem um cheque em branco assinado por nós, que depois preencherão do jeito que bem entenderem!!!!!!!

No REFERENDO …

… eles apresentarão a lei pronta, para ser aprovada ou rejeitada por nós. É como se eles apresentassem o cheque totalmente preenchido com todos os detalhes, elaborado junto com a oposição, o Ministério Público, o povo, já com a assinatura dos participantes, e pedissem ao povo para concordar ou não.

Se concordarmos, passaremos o ENDOSSO no verso do cheque. Do contrário, impediremos a promulgação da lei.

___________________________________________

RESUMO das diferenças entre Plebiscito x Referendo:

PLEBISCITO é votar Sim ou Não a um projeto que só tem um nome. Os detalhes e a elaboração ainda não existem para nós (mas já estão na cabeça deles), e votamos antes de saber o que virá.

REFERENDO é votar Sim ou Não a um projeto que tem nome e já está elaborado, de cujos detalhes todos já saberemos antes de votar.

______________________________________________________________

Por favor divulguem, o mais rápido possível. Eles nos tratam como otários, e já preparam um grande golpe no povo brasileiro.

Comentários
Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedor, ambos pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.