Emojipedia explica o significados por trás dos famosos simbolos

O formato “pedia”, os sites que são verdadeiras enciclopédias virtuais, chegou a um novo nível. Depois de enciclopedias inteiras sobre series, filmes e personalidades, agora é possível acessar a Emojipedia. Seguindo a mesma linha da pioneira Wikipedia, o site permite fazer buscas para entender os significados dos rotineiros emojis.

Surgidos no Japão em 1990, os emojis passaram a ser incorporados em telefones por fabricantes como a Apple, até passarem a ser usados por milhões de pessoas diariamente em trocas de mensagens. Apesar de serem muito usados, o significado de alguns desses emojis permanecia um mistério. Por isso, a partir de 2013, o desenvolvedor de softwares Jeremy Burges passou a estudá-los e criou assim a Emojipedia.

Confira abaixo alguns significados curiosos:

 

  1. O grito

o-grito

O emoji de uma pessoa gritando com expressão de horror e mãos nas bochechas foi inspirado no famoso quadro do pintor Edward Munch, chamado “O Grito”.

 

2. Tres macacos

os-tres-macamos

Os emojis dos três macacos tapando os olhos, orelhas e boca, são os que ilustram os proverbio japonês “Não ver o mal, não ouvir o mal, não falar o mal”, segundo a Emojipedia

 

2. Sono?

cara-de-sono

Apesar de parecer expressar uma pequena tristeza, a mensagem original representa…sono! Segundo a Emojipedia esse simbolo  representa uma cara de sono, e a gota que sai dela é uma bolha de baba

 

3. Coelhinhas

as-coelinhas

O significado do emoji das duas mulheres com orelhas de coelho pode ser bem óbvio no Japão: lá as mulheres com orelhas de coelhos são sinônimo de sensualidade.

 

4. Calendário

data-importante

Por que traz a data 17 de julho? Essa data que coincide com o dia em que Steve Jobs apresentou o aplicativo exclusivo de calendário para Macs, o iCal, na MacWorldExpo de 2002. Além disso, desde 2014 essa data também é o Dia Internacional do Emoji, criado pelo próprio Jeremy Burge.

 

 

Comentários

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Em meu blog, escrevo sobre Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.