Dove – Campanha Pela Real Beleza

A empresa Dove, conhecida devido sua imensa linha de higiene pessoal e beleza, recentemente lançou uma campanha contra o uso de Photoshop em publicidades nos quais envolvam mulheres. A empresa deseja com isso despertar para o tema “A real beleza”. Essa real beleza hoje em dia está muito manchada devido o constante uso de softwares de manipulação de imagens. Vale ressaltar que a campanha pela Real Beleza não é para os seus consumidores, mas para os profissionais de arte, publicitários, designers gráficos e outros artistas digitais.

Dove A campanha Pela Real Beleza

[xyz-ihs snippet=”01mp”]

Como parte da sua ação a empresa disponibilizou um “action” do photoshop que trata a imagem em apenas um click, claro que se trata de uma pegadinha. Isso porque diversos sites disponibilizam essas ações para criar efeitos destorcendo a realidade da imagem.

A empresa saiu com o slogan de “Não manipule nossas percepções de beleza real”. Como já dito a ação teve como objetivo falar diretamente com diretores de arte e designers responsáveis por retocar as imagens. Para isso, a empresa disponibilizou em diversos sites especializados um arquivo para o Photoshop que, quando baixado, aplicava um efeito especial nas imagens com apenas um clique.

Porém, quando o usuário clicava no aplicativo, a imagem voltava ao estado original, desfazendo todas as modificações, e trazendo a seguinte mensagem: “Não manipule nossas percepções de beleza real”.

Apesar da mensagem, o publicitário conseguia recuperar o trabalho feito depois disso, mas queria deixar a reflexão sobre o exagero do uso da ferramenta nos anúncios. A campanha Pela Real Beleza vai ao encontro de diversas iniciativas da marca para as mulheres assumirem sua beleza real.

[xyz-ihs snippet=”02mp”]

Veja o vídeo da ação:

Comentários

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Em meu blog, escrevo sobre Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!