Dicas imperdíveis para você ser mais criativo

Uma das exigências de ser um bom designer é a capacidade de ser criativo,e estar sempre inovando em suas criações. Mas, sabemos que a experiência e a bagagem que você carrega facilita a ter novas ideias e conceitos criativos, além disso existem outros fatores que ajudam a você ter mais criatividade.
Para te ajudar a aumentar ainda mais o seu potencial criativo e sair do padrão, separamos algumas dicas que são essenciais para você sair fora da caixa e explorar ao máximo seu lado direito do cérebro.

Aprenda algo novo todos os dias. Aprender coisas novas aumentam o seu conhecimento em várias áreas, não estou falando somente do seu ramo de trabalho mas coisas que nem passam na sua cabeça e no seu trabalho. Como por exemplo, aprender a trocar um pneu, fazer um bolo e etc. Isso te ajudará bastante no seu raciocínio e facilitará bastante no brainstorm.

Aprenda algo novo todos os dias.
Aprender coisas novas aumentam o seu conhecimento em várias áreas, não estou falando somente do seu ramo de trabalho mas coisas que nem passam na sua cabeça e no seu trabalho. Como por exemplo, aprender a trocar um pneu, fazer um bolo e etc. Isso te ajudará bastante no seu raciocínio e facilitará bastante no brainstorm.

Viaje muito.  É isso mesmo! Nada melhor do que expandir seu conhecimento cultural e criatividade do que viajando, né?! Caso não tenha dinheiro o suficiente para isso, conheça lugares novos perto da sua cidade.

Viaje muito.
É isso mesmo! Nada melhor do que expandir seu conhecimento cultural e criatividade do que viajando, né?! Caso não tenha dinheiro o suficiente para isso, conheça lugares novos perto da sua cidade.

 Conheça novas pessoas  Conhecendo pessoas novas você conhece novos modos de pensar, e descobre diferentes visões. Isso ajuda muito para surgirem novas ideias!

Conheça novas pessoas
Conhecendo pessoas novas você conhece novos modos de pensar, e descobre diferentes visões. Isso ajuda muito para surgirem novas ideias!

Faça arte. Pinte e Borde. Faça uma pausa para desenhar, pesquisas apontam que a melhor forma de estimular seu lado criativo do cérebro é desenhando. Então, de vez em quando dê uma pausa para desenhar algo, nem que seja para fazer um leve rabisco, não é a toa que designers tem a fama de serem bons desenhistas.

Faça arte. Pinte e Borde.
Faça uma pausa para desenhar, pesquisas apontam que a melhor forma de estimular seu lado criativo do cérebro é desenhando. Então, de vez em quando dê uma pausa para desenhar algo, nem que seja para fazer um leve rabisco, não é a toa que designers tem a fama de serem bons desenhistas.

Outra coisa bem legal é começar a reparar nas coisas e pensar em algo para melhorá-las. Isso tem a ver também com Design Thinking, que é um método de pensar muito criativo.  Faça isso com tudo, tente identificar problemas a sua volto e como eles poderiam ser resolvidos. Depois de um tempo você verá que as ideias surgirão mais facilmente!

Outra coisa bem legal é começar a reparar nas coisas e pensar em algo para melhorá-las. Isso tem a ver também com Design Thinking, que é um método de pensar muito criativo. Faça isso com tudo, tente identificar problemas a sua volto e como eles poderiam ser resolvidos. Depois de um tempo você verá que as ideias surgirão mais facilmente!

Assista filmes e leia livros. Diferente de viajar, assistir filmes ajuda bastante, são uma fonte de referências infinitas, quanto mais vezes você os vê, mais coisas diferentes você acha. A mesma coisa para livros, o conhecimento é uma das ferramentas imprescindíveis  para abrir sua mente e te trazer novas ideias.

Assista filmes e leia livros.
Diferente de viajar, assistir filmes ajuda bastante, são uma fonte de referências infinitas, quanto mais vezes você os vê, mais coisas diferentes você acha. A mesma coisa para livros, o conhecimento é uma das ferramentas imprescindíveis para abrir sua mente e te trazer novas ideias.

Inspire-se. Procure conhecer o trabalho de outros profissionais de sua área, existem muitos sites para você se inspirar e conhecer outros tipos de trabalhos criativos.

Inspire-se.
Procure conhecer o trabalho de outros profissionais de sua área, existem muitos sites para você se inspirar e conhecer outros tipos de trabalhos criativos.

Comentários

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Em meu blog, escrevo sobre Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.