• Home
  • Opinião
  • Conheça a Biblioteca de Binhai – A biblioteca mais espetacular do mundo recém-inaugurada

Conheça a Biblioteca de Binhai – A biblioteca mais espetacular do mundo recém-inaugurada

Existem bibliotecas que são verdadeiras obras de artes. Aqui mesmo no blog, existem algumas publicações a respeito, como por exemplo a Biblioteca Pública da Cidade de Kansas que te encanta a partir do projeto arquitetônico, retratando obras literárias que abordam as mais variadas temáticas desde ordem moral, política, psicológica e inclusive social.

A biblioteca Binhai vista por dentro / Divulgação

A biblioteca considerada “O olho de Binhai” / Divulgação

Porém, dessa vez o projeto que me chamou muito a atenção, foi a  a biblioteca Binhai que fica localizado no distrito cultural de Binhai, em Tianjin, na China. Essa magnífica biblioteca de 5 andares,  foi projetada pela empresa de design holandesa MVRDV, em colaboração com o Instituto de Planejamento e Design Urbano de Tianjin (TUPDI) e desde então foi  denominada “O olho de Binhai”, cobre 34 mil metros quadrados e pode armazenar até 1,2 milhões de livros.

 a biblioteca Binhai / Divulgação

a biblioteca Binhai / Divulgação

Com a sua construção demorando apenas 3 anos, a biblioteca possui uma área de leitura no piso térreo, salas de estar nas seções do meio e escritórios, espaços de reunião e salas de informática / áudio no topo.

Dá pra perceber nitidamente que a Biblioteca, recém inaugurada, não está com todo o acervo completo. Nas prateleiras tratam-se de imagens impressas em chapas de alumínios que dão o efeito que já estão todas preenchidas. Na imagem abaixo, dá pra se perceber bem essa diferença.

 a biblioteca Binhai vista por dentro / Divulgação

A biblioteca Binhai vista por dentro / Divulgação

Projetos como a Biblioteca de Binhai ganham destaque no mundo inteiro e movimentam muito a cidade. Iniciativas como esta estimulam mais e mais leitores. O Brasil ainda está muito distante de pensar espaços públicos como estes, o que é uma pena, porém, o único intuito do blog é mostrar iniciativas que dão certo pelo mundo e que poderiam servir de inspiração para que outras cidades passem a exercer de fato uma política criativa. Política focada nas pessoas e na melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.

Essa incrível biblioteca na China, com sua a incrível estrutura tem um gigante auditório esférico no meio que parece um olho gigante. Ela é um dos locais no mundo que todos deveriam visitar e todos os políticos deveriam ter como fonte inspiradora.

A China também tem um outro projeto arquitetônico que sou muito fã, chama-se a casa piano de Hui, e é um conservatório de música.

A biblioteca Binhai vista por dentro / Divulgação

A biblioteca Binhai vista por dentro / Divulgação

Nós não temos certeza se daria para estudar lá – nós estaríamos muito ocupados maravilhando-nos com a incrível arquitetura!

Acredita que sua cidade está pronta para receber essa novidade? Comente abaixo.

Comentários

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Em meu blog, escrevo sobre Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!