Como implantar a Coleta Seletiva

A coleta seletiva pode resolver parte dos problemas relacionados aos resíduos sólidos, apresentando benefícios ambientais, sociais e econômicos para o Amazonas. Apesar disso, segundo a associação Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), apenas cerca de 8% das cidades brasileiras realizam coletas seletivas.

Devemos começar a implantar a Coleta Seletiva em todas as nossas cidades. A coleta seletiva traz inúmeros benefícios para a sociedade, alguns deles são:

  • Menor redução de florestas nativas;
  • Reduz a extração dos recursos naturais;
  • Diminui a poluição do solo, da água e do ar;
  • Economiza energia e água;
  • Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo;
  • Conserva o solo: Diminui o lixo nos aterros e lixões;
  • Prolonga a vida útil dos aterros sanitários;
  • Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas Indústrias;
  • Diminui o desperdício;
  • Melhora a limpeza e higiene da cidade;
  • Previne enchentes;
  • Diminui os gastos com a limpeza urbana;
  • Cria oportunidade de fortalecer cooperativas;
  • Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.
A coleta seletiva é mais simples do que se imagine e traz muitos resultados positivos

A coleta seletiva é mais simples do que se imagine e traz muitos resultados positivos
Foto: flavio_boaventura

Mas a mobilização em prol da causa pode ser bem maior. É mais simples do que se imagina e traz muitos resultados positivos, basta seguir alguns procedimentos. Conheça-os:

1. Preparar e mobilizar a cidade para a coleta

Uma comissão deve ser escolhida para coordenar as ações em um condomínio. Foto: Fora do Eixo

Uma comissão deve ser escolhida para coordenar as ações em um condomínio.
Foto: Fora do Eixo

É importante o decreto de uma comissão responsável pelas atividades. Essas pessoas deverão ficar responsáveis por tomar decisões, tais como:

Como a separação dos resíduos será feita? Uma boa opção é a distribuição de sacos com cores diferentes para materiais recicláveis. A decisão evita confusões na hora de retirar o material;
Os funcionários do condomínio irão retirar o material reciclado dos apartamentos/estabelecimentos ou haverá uma lixeira grande, separada por tipo de resíduo? Neste caso, o custo para a compra do recipiente deve ser levado em consideração;
Onde o lixo reciclável vai ser acondicionado até ser coletado e quem irá retirar a coleta seletiva do condomínio? Seja a própria prefeitura, uma ONG, cooperativas ou catadores, o importante é que haja compromisso na coleta dos recicláveis.

2. Conscientização dos cidadãos

Cartazes educativos e de incentivo à coleta seletiva devem ser mantidos por, pelo menos, três meses

Cartazes educativos e de incentivo à coleta seletiva devem ser mantidos por, pelo menos, três meses
Foto: Divulgação EcoD

Após tomar as primeiras decisões, sensibilizar toda população local é o mais importante. Palestras, reuniões e cartazes devem fazer parte da ação. Cartazes educativos e de incentivo à coleta seletiva devem ser mantidos por, pelo menos, três meses.

3. Orientação para que a coleta seja correta

Campanhas frequentes são importante

Campanhas frequentes são importante
Foto: Divulgação EcoD

Campanhas frequentes também podem ser um boa pedida. Os cidadãos devem ser orientados acerca de como realizar a coleta seletiva de forma certa, reconhecendo a destinação de cada material, de recicláveis a orgânicos. Tire suas dúvidas sobre reciclagem a partir deste material abaixo

Saiba como descartar corretamente seu lixo

Saiba como descartar corretamente seu lixo

4. Destinação que será dada ao material reciclado

Opte por trabalhar com uma cooperativa que apresente  CNPJ

Opte por trabalhar com uma cooperativa que apresente CNPJ
Foto: Maria Guadalupe

Saber a destinação que será dada ao material reciclado é fundamental. É bom procurar saber se, em sua cidade, a prefeitura não oferece algum tipo de coleta seletiva. Caso não, procure uma cooperativa ou uma ONG. Encontre postos de coleta seletiva em todo o Brasil. O ideal é que os resíduos sejam recolhidos de uma a duas vezes por semana, dependendo do tamanho do condomínio. Escolha trabalhar com uma cooperativa que apresente CNPJ.

Fonte: EcoDesenvolvimento.org

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano – Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.