Como aumentar os seguidores no Twitter

Muitas pessoas tendem a subvalorizar a capacidade do Twitter, mas acredite: O Twitter continua sendo uma das principais redes sociais do mundo. Se você pensa isso, você está completamente despreparado e é melhor nem prosseguir na leitura. Esta publicação não é para pessoas sensíveis, ou para aquelas pessoas que não têm interesse em melhorar a sua imagem no Twitter. Sim, irei dizer as coisas de maneira crua e sem rodeios.  Essa publicação é para quem quer aumentar o número de seguidores no Twitter de forma eficiente sem comprar pacote de bots. Construindo autoridade e virando referência em determinado segmento.

Como aumentar os seguidores no Twitter

Como aumentar os seguidores no Twitter

O Twitter ainda possui grande força na internet mundial e no Brasil. O mais interessante ainda é que os seguidores possuem uma maior interatividade com as marcas e com bons conteúdos. O que permite aproveitar melhor esta rede social ainda pouco explorada por muitos. O Twitter é um disparo muito rápido e em um piscar de olhos você pode construir ou desconstruir a sua própria imagem. Por isso, elenquei algumas técnicas infalíveis para você aumentar o número de seus seguidores. São 20 dicas de o que fazer e o que não fazer para aumentar os seguidores no Twitter.

  • Pense antes de escrever : Lembre-se tudo que você escrever na internet ficará lá para sempre. Em um segundo, alguém pode printar o comentário e ser algo contra você.
  • Seja autêntico :  Não necessita você criar uma persona que não condiz com a sua realidade. Você cairá em contradições e isso poderá ser ruim para você.
  • Não beba enquanto cria um tweet : Novamente, tudo que você escrever no Twitter poderá ser julgado contra você. Não se exponha. Não se queime.
  • Não escreva um tweet se está irritado/a : Às vezes, na fúria, a pessoa escreve e torna público para o mundo todo. Se a pessoa se sentir ofendida, ela poderá lhe processar.
  • Escreva bem sua biografia no Twitter : É importante não cair no narcisismo de denominar-se “guru” nem “digital influencer”, nem fazê-lo em terceira pessoa, como se fosse um nobre. Você também não é uma máquina para enumerar as suas “funcionalidades”, portanto trate de ser o mais humano possível, utilize palavras-chaves que ajudem as pessoas entenderem melhor sobre você e que seu público possa se conectar. Mostre a sua personalidade. As pessoas querem saber como você é (somos curiosos).
  • Escolha bem a sua foto de perfil : Publique uma que mostre seu estilo e personalidade. Se não tem uma foto profissional, procure alguma que cumpra mais ou menos os seguintes requisitos: Escolha uma que esteja bem iluminada, e se possível, não faça uma foto em primeiro plano, do corte, do corte, do corte de uma foto; Se tem uma foto em que está olhando para a câmera, melhor (e se sorri, também); Selecione uma que não seja do corpo inteiro; o ideal é que seja um primeiro plano de rosto e que mostre um pouco os ombros, não mais que isso. Não vá mais para baixo, por favor, mesmo que queira mostrar seus abdominais, ou como ficou a sua última operação com um corte gigante. Portanto, isso não… ou melhor, sim. Mas já sabe o que atrairá… Tudo depende do que você quer conseguir.
  • Mensagens de boas vindas : O erro em si, não é enviar uma mensagem personalizada agradecendo por ter mais um seguidor, e sim quererem 140 caracteres saudar, vender, prometer que o fará milionário, que obterá 100 mil fãs se clicar em um link, e muitas outras coisas incríveis. Quando você abre uma mensagem deste tipo, pensa: para que diabos eu decidi decidir essa pessoa em primeiro lugar? Se começamos assim, como serão os outros tweets? Somente promoções e elogios a si mesmo? De novo, click-beijo-tchau, um seguidor a menos. 🙁
  • Autopromoção excessiva é um desastre: . Não há muito mais a acrescentar neste ponto. Em nossos artigos anteriores, já tocamos no tema de que seja no Facebook, ou no Twitter, é preciso deixar de lado a ambição desmedida de tentar vender serviços e buscar converter seguidores no Twitter em comprador ou inscritos. Simplesmente não é o espaço. Pode fazê-lo de vez em quando, mas só se for de vez em quando. Do contrário, um perfil que não faz mais do que repetir uma e outra vez sobre as bondades do que faz ou tem, não gera retorno, nem de diálogo e muito menos engajamento. As pessoas escolhem um produto ou serviço, não pelo produto ou serviço, mas sim pela experiência com a marca, com o profissional, com a agência, com tudo. Quem vê o seu perfil e lê a sua biografia, já sabe que você é o melhor em: “fazer muito dinheiro em 3 dias”. Repeti-lo em sua timeline, seria como escutar uma ou outra vez a cação de “Divinyls – I Touch Myself”.
  • Não use o Twitter como um muro das lamentações: Não é que seja um problema publicar questões de índole pessoal, já que dá um toque humano, mais amigável, menos profissional ao perfil, mas… sempre? NÃO. Pode ser interpretado como spam, ou simplesmente como… este…: PÉ NO SACO. Se você tem muita coisa para se lamentar, nesse caso, faça como eu, crie um blog.
  • Tweet quando achar que será útil para alguém : Não é sobre encher a timeline de tweets desenfreados. É necessário saber tweetar. Para construir uma audiência, é necessário estar presente, participar, acrescentar, manter a timeline atualizada, conversar, etc. Observe que horários são os que atraem melhores resultados e aproveite para programar de forma ordenada e diária as suas publicações. Eu trabalho para Postcron, então eu recomendo que use esta ferramenta para programar tweets. Se utilizar essas ferramentas de forma responsável e prudente, poderá fazer crescer a sua comunidade sem cair a saturação e a audiência de comunicação, nem a automatização de um robô (o que é certo, mas tente fazer com que não pareça).
  • Use as Hashtags do momento:  No Twitter tem o “Trend Topics” ou “Assuntos do Momento” no qual alguma hashtag se destaca. Coloque-as no seu comentário e ela será vista por milhões de pessoas. Entre marcando gol durante o Trend Topics e seu tweet pode viralizar e você ganhar muitos seguidores. Mas atenção, use as hashtags com moderação. Inclusive o criador da #hashtag, Chris Messina, já disse: “As melhores hashtags devem ser usadas com moderação e quando realmente somar valor e sabor”.
  • Seja bem ativo : Um passo importante na busca pelo aumento dos seguidores é criar o hábito de tweetar com frequência. Mas é importante publicar material de seu seguimento e evitar grande variação de assuntos. Defina muito bem o seu público alvo e ofereça conteúdo que venha agregar aos seus seguidores.
  • Sempre que possível, divulgue seu perfil :Utilize de seu site, e-mail, blog, material gráfico e outras redes sociais. Procure ser criativo e divulgue a sua marca. Aproveite todas as possíveis oportunidades para angariar novos seguidores.
  • Participe de conversas e interaja com os outros seguidores : Seja qual for a rede social, uma coisa é certa, nada de egocentrismo! É necessário engajamento com os seguidores, compartilhe e procure interagir com os internautas. Procure entender as suas necessidades e participe das discursões propostas pelos seus seguidores. Agradeça os comentários a seu respeito e ofereça sempre ajuda.
  • Dê bastante re-tweets : Esta dica complementa a anterior. Não apenas envie conteúdo. Propague conteúdo dos seus seguidores e de profissionais que você esta seguindo. Estamos numa grande rede social e o conteúdo de qualidade sendo compartilhado aumenta a credibilidade do seu perfil.
  • Compartilhe conteúdos relevantes, não só do seu blog : O Twitter é uma das melhores maneiras de promover conteúdo de seu site ou blog, porém não apenas apresente apenas conteúdo exclusivo seu ou da sua empresa. Apresente sempre alternativas de qualidade como foi dito antes que venham agregar aos seus seguidores.
  • Procure os melhores horários para twitar para a maior audiência possível : Alguns horário possuem maior número de internautas e também existem horários aonde o internauta utiliza mais das redes sociais. Procure entender qual horário seu conteúdo tem alcançado mais pessoas e qual é o momento em que as pessoas mais comentam ou propagam seu conteúdo. Normalmente o maior engajamento na internet em geral tem sido nos finais de semana e durante a semana a noite. Teste estes horários e procure encontrar um horário ideal para postar seu conteúdo. Isso vale tanto para o Twitter como para todas as redes sociais e inclusive seu blog.
  • Não deixe de incluir a opção twitar no seu site ou blog : É de fundamental importância apresentar em seu site ou blog a opção para que o internauta compartilhe o conteúdo que ele gostou. Esta é com certeza a forma mais eficaz de propagar seu conteúdo e alcançar novos seguidores.
  • Sempre que possível, compartilhe alguma coisa para seus seguidores : Esta dica potencializa os resultados. Uma excelente técnica é a de criar o que chamamos de “isca digitial”. Ofereça um “prêmo” para os que curtirem a sua página. Esse prêmio, tanto pode ser algo convencional, como um e-book, texto exclusivo, etc. O melhor prêmio a se oferecer é em conteúdo de texto ou vídeo, pois gera credibilidade ao autor e assim é possível ganhar muitos seguidores. Aqui são utilizadas 2 fortes gatilhos de persuasão: Autoridade e Reciprocidade; Este tema é de grande importância e merece um futuro post para detalhar mais o assunto. Mas fica a dica para você já ir pensando em preparar algum conteúdo e oferecer ao seu público alvo. Em troca lhe garanto que você vai conseguir muitos tweet e re- tweets e principalmente seguidores.
  • Tenha o espírito da ‘reciprocidade’ sempre ativo : A reciprocidade é um forte gatilho persuasivo. Devemos aprender a compartilhar conhecimento. Não ter medo de dividir com o outro aquilo que você sabe. Em troca, as pessoas vão te respeitar e procurar lhe recompensar te seguindo e possivelmente até comprando aquilo que você lhes oferecer.

Se você seguir a risca essas 20 dicas, é muito provável que você saltará o número de seguidores e com qualidade. É muito importante que você organize exatamente quem você pretende atingir. Defina bem o perfil destes seguidores e defina a forma ideal de se comunicar com ele. Aprenda os horários que eles mais navegam e faça o que é o mais importante nas redes sociais. Interaja com as pessoas!

Essas dicas, são as mais atuais do mercado e com certeza você vai aumentar os seguidores no Twitter. Se você entender o horário da sua audiência e construir um motivo de twittar. Bingo!
Espero que tenham gostado!

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Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano – Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.