Coleção de design tem 92 Presépios com Batman e Garfield

O Museu Convento dos Lóios, em Santa Maria da Feira, tem uma exposição temporária de presépios de colecionadores privados e criadores, que apresenta diferentes abordagens na representação do nascimento de Jesus, integrando sagrado e profano, tradição e irreverência, e onde estão presente até os super-heróis.

No total de 92 presépios, parte deles são peças de autor, criadas por 7 artesãos e barristas – Andreia T. Oliveira, Carla Mota, Conceição Fernandes, Francisco Cangueiro, Museu do Papel Terras de Santa Maria, Pedro Riobom e Rosa Pinho, que se associaram a esta iniciativa com representações que interagem o sagrado e o profano, resultando em criações manuais únicas.

Outros 5 designers também responderam ao desafio lançado pelo Museu Convento dos Lóios, e apresentam nesta exposição novas abordagens, materiais e conceitos, que deram origem a produções artísticas únicas.
São eles: IvoMaia [designers], Miguel Teixeira Design, Myde studio Vânia Costa, Paula Guedes e The Portuguese Cock, cuja representação do nascimento de Jesus é inspirada em super-heróis de ilustrações como Batman, Robin, Mulher Gato, Homem-Aranha, Capitão América e Thor.

Observem bem os personagens desse presépio...tem alguém familiar no papel da vaca ?

Observem bem os personagens desse presépio…tem alguém familiar no papel da vaca ?

O objetivo da amostra “Presépios – Criações e Coleções” é disponibilizar ao público um conteúdo que “é típico desta época do ano e se vê em muitos pontos do país”, mas que na Feira se quis “diferente e a fugir ao convencional”, explica Ana José Oliveira, diretora do museu.

Existe uma grande variedade de materiais e suportes, que inclui desde a cerâmica e tapeçaria ao acrílico e à ilustração, o museu definiu assim dois núcleos expositivos.

Claro que observando uma reinterpretação temática da Sagrada Família.

Coleção de design tem 92 Presépios com Batman e Garfield

Coleção de design tem 92 Presépios com Batman e Garfield

Dos 92 presépios expostos, 50 são propriedade de 4 colecionadores do conselho de Santa Maria da Feira, Horácio Sá, Maria Amália e Luís José Marques, Maria Conceição Alves Pinho e Maria da Conceição Machado Alvim Ferraz, que cederam obras que misturam o sagrado e o profano, da autoria de consagrados artesãos de todo o país, como Mestre Elias, Delfim Manuel, Olga Marques, Júlia Ramalho, Baraça, Irmãos Ginja e Conceição Sapateiro.

Acredito que seja uma forma diferente de refletir sobre a figura do presépio.

A exposição “Presépios: criações e coleções” vai estar presente até 9 de janeiro e tem entrada livre.

Comentários

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Em meu blog, escrevo sobre Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!