Ciclovia coberta com placas solares já são realidade na Coréia do Sul desde 2014

Desde 2014, bem antes dos 7×1 contra a Alemanha na Copa do Mundo do Brasil, os ciclistas que pedalam entre as cidades  sul coreanas de Daejeon e Sejong, contam com uma estrutura muito especial.  Trata-se de uma ciclovia, e não ciclocalçada, localizada na parte central de uma rodovia. O detalhe especial é que ela é toda coberta com placas fotovoltaicas, aquelas utilizadas para captar energia solar e transformar em energia elétrica.

A pista se espalha por 32 quilômetros e os ciclistas podem pedalar em alta velocidade sem atrapalhar ninguém, assim como os carros que viajam na estrada ao lado.

Essa ciclovia da Coréia do Sul é um ótimo exemplo de aproveitamento do espaço e compartilhamento de usos.  Ao mesmo tempo em que a estrutura proporciona um espaço seguro para as pedaladas, é possível produzir energia limpa para iluminar toda a estrada. Outro detalhe curioso é que essa estrada também possui a “faixa azul“.

Ciclovia coberta com placas fotovoltaicas / Foto: Reprodução/YouTube

Ciclovia coberta com placas fotovoltaicas / Foto: Reprodução/YouTube

Logo abaixo, é possível ver toda a extensão e a estrutura da ciclovia através de um voo de drone. O vídeo permite que se contemple toda a beleza deste sistema, que serve de exemplo para muitos outros lugares do mundo. Infelizmente não temos as pessoas certas nos locais certos para que políticas como essa aconteçam. É necessário pulso firme para organizar a bagunça que eles mesmos fizeram.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano – Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.