Canoagem é uma prática elitista? Absolutamente NÃO!

Como meio de transporte aquático, a canoa deve ser o mais antigo que se tem conhecimento. Há pelo menos três milênios antes de Cristo já haviam registros de canoas sendo utilizadas para a pesca, a caça e até para fins bélicos.

A canoagem é um esporte náutico, praticado com canoa ou caiaque, sendo modalidade Olímpica desde 1936. É um esporte que tem muitos adeptos Brasil a fora. Em Manaus, temos uma associações que lutam para popularizar esse esporte náutico tão belo e prazeroso.

Canoagem é uma prática elitista? Absolutamente NÃO! Precisamos de políticas públicas municipais voltadas para sua massificação como lazer e esporte!

Devemos entender a canoagem enquanto esporte, com base no componente lúdico da cultura, principalmente nas suas categorias iniciais, bem como enquanto manifestação de lazer.

Essa foto, registra o nascer do sol no Paraná da Eva. Um dos registros da alvorada, feita pelo meu amigo Diego Moraes.

Essa foto, registra o nascer do sol no Paraná da Eva. Um dos registros da alvorada, feita pelo meu amigo Diego Moraes.

Graças a movimentação dos remos, a canoagem é um esporte com muitos benefícios à postura, e também ao tônus muscular. Mostra-se uma alternativa interessante de variação de prática esportiva para quem busca desenvolvimento corporal em um exercício aeróbico. Além dos benefícios físicos, é uma atividade com total conexão com a natureza funcionando como um alívio do estresse.

A canoagem trabalha, simultaneamente, os grupos musculares superiores e inferiores, e, como utiliza movimentos baseados no giro do tronco, causa instabilidade que força a utilização dos músculos abdominais. Entre seus benefícios está o aumento da resistência a doenças cardiovasculares e, como tem um elevado gasto de calorias, colabora na perda de peso.

A canoagem pode ainda se inserir, como lazer e esporte, na nossa sociedade, mas necessita de políticas públicas, para ser democratizada, tendo em vista uma série de barreiras socioculturais que cercam seu desenvolvimento. Diversas cidades já demonstram que isso é possível, se a canoagem for integrada a uma política pública municipal de Esporte e Lazer, e neste último aspecto, encarada na suas primeiras fases, a partir do componente lúdico da cultura.

E então, vamos mudar manaus?

Comentários

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.