Arquiteto croata projeta um órgão que converte as ondas na música

O arquiteto croata Nikola Baši? criou um órgão de mar deslumbrante que traduz as ondas em uma música relaxante.

‘Morse orgulje “, que pode ser traduzido como” corpo majestoso’, foi projetado pelo arquiteto em 2005. É a estrela indiscutível da cidade de Zadar, na Croácia. Um show incrível. O órgão possui 35 tubos de ligação, cada um emite diferentes canais de música. Assim soa naturalmente. As notas são vistas puramente aleatórias, dependem de como as ondas são transmitidas para o órgão.

órgão que converte as ondas na música

órgão que converte as ondas na música

Com este projeto, o arquiteto croata ganhou o prêmio “Exaequo” da quarta edição do Prêmio Europeu de Espaço Público Urbano.

Inspirado pelo nome de um pequeno instrumento grego hydraulis, e a história da criação do Órgão de onda na cidade de San Francisco em 1986, o órgão de mar tem 70 metros de comprimento, feita inteiramente de concreto com degraus em mármore.

Os 35 tubos com precisão, geram notas diferentes, que podem variar de acordo com o movimento das ondas e a energia eólica. Cada tubo passa através da estrutura e contatos do Mar Adriático,. Juntos criam uma incrível sinfonia.

órgão que converte as ondas na música

órgão que converte as ondas na música

Você pode ver e ouvir esta incrível instrumento-escultura:


e se você só quer ouvir o som …

Comentários
Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedor, ambos pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.