Aprenda a criar um vídeo usando a técnica Stop Motion

Aprenda neste tutorial a criar um vídeo usando a técnica Stop Motion. Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento.

E para produzir um vídeo em stop motion você vai precisar de câmera fotográfica, tripé ou fita adesiva, computador e um software para edição das imagens em formato de vídeo, o mais simples é o JPGVideo.

1. Coloque a câmera no tripé ou prenda-a bem com a fita adesiva numa superfície firme.

2. Configure a câmera em formato VGA e tire várias fotos mostrando a sequência de movimentos de uma pessoa ou objeto. Aproveite a técnica para realizar coisas que não podemos em vídeos normais, como fazer uma pessoa sumir. Para isso, fotografe-a diversas vezes e depois apenas o local onde ela estava. Você também pode fazer objetos se mexerem fotografando-os com pequenas mudanças de lugar. Quanto mais suave o movimento, melhor fica a animação. Para fazer um segundo de vídeo são necessárias 10 fotografias. Ou seja, para um minuto de animação são 600 fotos.

3. Descarregue as fotos numa nova pasta no computador.

4. Abra o programa JPGVideo e clique em Configure. Em JPG Directory, clique nos 3 pontinhos (…) ao lado e procure a pasta onde você colocou suas fotos. Em Output, clicando em … escolha a mesma pasta. Mais para baixo, onde diz Frames per Second coloque 10. Clique em OK e em Run. Escolha o Codec para comprimir o vídeo, por exemplo: Microsoft Video 1. Coloque 90 na barrinha Quality. Clique em OK. O programa vai juntar toda as fotos em sequência para formar o vídeo.

5. Para colocar créditos, trilha sonora ou efeitos especiais você pode usar o programa de edição de vídeo que vem com o Windows, chamado Windows Video Maker.

Importante: o software vai criar o vídeo com as fotos na sequência em que elas foram tiradas, então planeje os movimentos que você quer ver antes de fotografar.

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Em meu blog, escrevo sobre Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.