A foto da Copa das Confederações no Brasil 2013

Durante a Copa das Confederações que encerrou com a seleção canarinha campeã, várias fotos e vários vídeos marcaram em nossas memórias, mas nenhuma delas poderia ser tão impactante quanto a ocorrida em Fortaleza.

A imagem da copa, que muitos já dizem que ‘é o legado da Copa’ foi fotografada momentos antes da partida entre Brasil e México, em Fortaleza.

Essa imagem já rodou o mundo e continua sendo compartilhada por milhares de internautas nas redes sociais. A imagem foi registrada pelo fotógrafo Edimar Soares, do jornal O Povo, no entorno da Arena Castelão e retrata claramente o abismo social existente no Brasil.

Enquanto torcedores caminhavam animados para a partida, uma jovem procurava comida em uma lixeira na entrada do estádio. Sem pensar duas vezes, o fotógrafo registrou a cena impactante.

“Esse é o legado que a Copa das Confederações deixa para algumas pessoas, uma cena humilhante”, escreveu Edimar em seu perfil no Facebook.

Essa imagem retrata muito ao meu ver, uma velha música do Gabriel, o pensador – Pega Ladrão:

A miséria só existe porque tem corrupção
Desemprego só aumenta porque tem corrupção
Violência só explode porque tem tanta miséria e desemprego
Porque tem tanta corrupção!

Esse é o nosso Brasil, e essa á  A foto da Copa das Confederações Brasil 2013

A foto da Copa das Confederações Brasil 2013 Foto: Edimar Soares/O Povo

A foto da Copa das Confederações Brasil 2013
Foto: Edimar Soares/O Povo

É difícil não relacionar os problemas sociais com a corrupção. Os brasileiros precisam mudar os seus conceitos e passar a valorizar o certo, mas o que vemos é que o errado parece que chama mais a atenção. A corrupção precisa ser combatida. Sem ela nosso país teria avançado muito mais e haveria bem menos fome e miséria, pois o dinheiro seria bem melhor distribuído.

E quem sabe aí, a foto da copa fosse algo mais cheio de vida e alegria.

Comentários

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.