7 diferenças entre o Papa Bento XVI e o Papa Francisco

Há algum tempo existe uma imagem circulando na internet sobre as 7 diferenças entre o Papa Bento XVI e o Papa Francisco, porém, foi uma imagem que é cheia de preciptações, afinal de conta, pegaram uma das fotos mais pomposas do ex-papa Bento contra uma foto normal do papa Francisco.

O papa Francisco disse na Festa da Acolhida dos Jovens que antes de viajar ao Rio para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) esteve com o papa Bento XVI e o convidou para fazerem a viagem juntos, mas que Bento XVI preferiu ficar na Itália de onde ia acompanhar em pensamento e pela televisão as atividades da jornada.

O Papa Bento XVI foi muito perseguido, e tentaram a todas as custas caçá-lo. Vários escândalos envolvendo a igreja católica, e tudo acontecendo sobre ele. Não teve tempo de viagens internacionais e nem de distribuir simpatias. Sempre se mostrou humilde (e digo no final do texto).

REPARE NAS 7 DIFERENÇAS entre o Papa Bento XVI e o Papa Francisco que rola na internet.

7 diferenças entre o Papa Bento XVI e o Papa Francisco

7 diferenças entre o Papa Bento XVI e o Papa Francisco

  1. Mudou o trono dourado por uma cadeira de madeira… Algo mais apropriado para o discípulo de um carpinteiro (O Sr. Jesus).
  2. Ele não aceitou a estola vermelha bordada a ouro roubada do herdeiro do Império Romano, nem a capa vermelha.
  3. Usa os mesmos sapatos pretos velhos, não pediu o vermelho clássico.
  4. Usa a mesma cruz de metal, nenhuma de rubis e diamantes.
  5. Seu anel papal é de prata, não de ouro.
  6. Usa sob a batina as mesmas calças pretas, para lembrar-se de que é apenas um sacerdote.

Você já descobriu a sétima diferença?

7.Retirou o tapete vermelho, Parece que não se interessa tanto pela fama e aplausos.

EXEMPLO DE HUMILDADE!!!

__________

Ok, em alguns pontos são exageros, outros não. A única coisa que é realmente difícil é saber o momento das fotos e do que estava acontecendo. Meu palpite é que a foto do Papa Bento XVI é uma bênção de Natal. Enquanto a foto do papa Francisco foi em uma recente reunião de líderes.

  1. Há muitas fotos do Papa Bento XVI usando exatamente a mesma cadeira como a do papa Francisco. Na verdade, eu diria que há mais dele na cadeira de madeira do que ele sentando no trono. Confere aqui
  2. A estola vermelha é usada em ocasiões especiais específicas, em particular durante uma urbi et orbi, ou Bênção sobre o mundo., E tem sido usado pelo papa Francisco também. O Mozzetta vermelho (casula é diferente) foi usado pelo Papa Bento muito regularmente, mas ele também tinha usos duplos para ele. Ele era muito mais velho, mais frágil, e normalmente sentia mais frio. Minha suposição é que a imagem foi tirada durante uma bênção de Natal, por isso faz sentido que ele tenha usado tudo isso.
  3. Sapatos … “vermelho clássico” não é totalmente preciso. O Papa João Paulo II usava sapatos marrons. O vermelho é uma cor tradicional do papado, que foi gradualmente sendo tirado conforme o branco ia ficando mais “tradicional” e consolidado.
  4. Todas as cruzes peitorais são de metais. Nem todas tiveram rubis e diamantes. A do Papa Bento XVI teve esmeraldas se não me engano. No entanto, o papa Francisco está utilizando a mesma cruz que ele recebeu como bispo e não uma nova.
  5. Eu entendo que o Anel papal (anel de pescador) é de prata banhado a ouro. Também foi feita a partir de um elenco de anéis que o Papa Paulo VI utilizava. Esta é uma afirmação justa que mostra um senso de frugalidade.
  6. Eu não tenho nenhuma idéia de que cor de calças o Papa Bento usava, mas havia várias coisas que o Papa Bento XVI fez a si mesmo para se lembrar continuamente que ele era um padre também.
  7. Remoção do tapete vermelho. Mais uma vez, eu acho que depende do momento das fotos. Papa Bento não estava sempre em um tapete vermelho. Além disso, considerando que ele estava (e voltou a estar) vivendo uma vida muito simples, dentro de um antigo convento no Vaticano, eu acho até um pouco dura querer implicar que o Papa Bento estava interessado em fama e aplausos. Ele era um tradicionalista e acredita fortemente no poder do simbolismo.

Em uma nota lateral, eu acredito que ambos os papas mantêm um nível de humildade, eles apenas têm diferentes visões do Papado e vivem-na de maneiras diferentes ou com um foco diferente. Papa Francisco está vivendo o papado como o servo de todos os servos. O Papa Bento XVI, eu diria era Vigário de Cristo. Ambos são títulos precisos e representativos de quem eles são como o Papa de acordo com a crença católica. Em última análise, só um Papa verdadeiramente renunciou a sua autoridade papal à vontade completa. Para mim, não há maior sinal de humildade de saber quando é hora de se afastar e escolher a fazê-lo.

Comentários

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.